A importância da coordenação motora para a Educação Infantil

Blog | A Importância da Coordenação

As habilidades, nas crianças, são estimuladas desde que elas saem da barriga da mãe. Desde quando tentam sustentar a cabeça, quando bebês, até o momento que aprendem o movimento de pinça, estão respondendo a incentivos que precisam ser realizados pelos pais e pela escola.


Essa é uma das grandes questões que muitos pais não percebem e não avaliam ao escolher uma escola. Esse trabalho fará toda a diferença no futuro dos pequenos e precisa ser considerado antes da matrícula escolar ser realizada.


Pensando nisso, a fim de que os pais saibam o que precisa ser feito nessa etapa, separamos abaixo 3 exemplos de atividades que realizamos aqui na escola e que podem ser realizadas onde desejarem, para estimular cada vez mais essa habilidade nas crianças:


01) Circuitos
Nessa atividade, ideal para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses, podemos enfileirar objetos, posicionar obstáculos e fazer zigue-zagues no chão com fitas coloridas ou algum outro material.
Em seguida, convide a criança para cumprir o trajeto, orientando que ele pule algum obstáculo, se abaixe, conforme necessidade.


02) Brincar com bijuterias
Produzir colares, anéis com bijuterias ou até mesmo usando um barbante e canudo, ajudam a criança a desenvolver a coordenação motora fina desde bem cedo.


03) Brincar de separar milho do feijão ou realizar uma pintura com cotonete
São exemplos de atividades que desenvolvem essa habilidade nos nossos bebês e crianças.

Leave a Reply