Como preparar a pré-alfabetização do seu filho

Blog | Preparar Pré-Alfabetização

Você sabe qual é o benefício de ler em voz alta para as crianças, principalmente na etapa que antecede a época em que estamos alfabetizando elas?


Se você seguir esse passo-a-passo, pode ter certeza de que seu filho vai deslanchar no processo de alfabetização e ler com fluência, quando for a hora dele.


Quando o assunto é educação, sabemos que o exemplo arrasta.


Um menino que sonha em ser jogador de futebol não cultiva esse sonho porque ouviu alguém falar sobre os jogos, mas antes porque viu alguém jogando.


Dessa maneira, se você quer que seu filho tenha o hábito da leitura, ele precisa ter contato com um leitor de verdade, de carne e osso.


E esse exemplo precisa ser de alguém próximo a ele, que tenha direta influência com ele, que ele ame e admire: você.


Mas só isso não é suficiente.


A primeira coisa a fazer é escolher um livro.


Essa escolha é uma responsabilidade sua e precisa ser feita de forma cautelosa não apenas ilustrativa. São com os livros que valores e virtudes vão sendo cultivados.


– Dicas para crianças de 6 a 12 meses:
Escolha um livro com ilustrações, que chame a atenção da criança, e lhe dê a oportunidade de manipular e folhear o livro. O contato manual é importante para as crianças, é por meio dele que elas conhecem o mundo.

Para os bebês, livros de pano ou aqueles fofinhos de banho, que possuem um material diferenciado, são uma boa opção para auxiliar nesse processo.

Depois disso, é preciso começar a ler a história.


Leia uma primeira vez, mostrando as imagens para a criança. Após a leitura, passe então para a descrição das cenas presentes no livro.
Faça uma descrição detalhada de cada cena.


Caso seu filho já saiba falar, comece o processo de nomeação.
Peça pra ele mostrar os objetos e figuras que estão dispostas no livro. Ou então pergunte onde está algo, assim você também estimula a oralidade dele.
A segunda etapa é a evocação.


Estimule que ela imagine uma cena que, mesmo que não esteja desenhada na página observada, contribuiu para que aquilo acontecesse, por exemplo, digamos que na história uma menina acordou e foi logo passear com os pais. Pergunte a ele e estimule que ele diga o que aconteceu nesse meio tempo. Como, por exemplo: “Será que antes de sair ele escovou os dentes? O que mais ela precisou fazer antes de sair?”


Com isso, você desenvolverá a linguagem evocativa.


Na leitura em voz alta você pode aplicar também ainda outra técnica: a dramatização.


Isso estimula muito a imaginação e criatividade delas, além de ser um momento de muita diversão e descontração para vocês dois.


Fora que quando você lê um livro para uma criança, ela tem contato com um vocabulário muito mais rico do que aquele que usamos no nosso dia-a-dia.
Aproveitem e curtam esses momentos juntos.

Leave a Reply