Segue abaixo um texto sobre um dos aspectos mais importantes para o processo do desenvolvimento infantil:
A importância do falar, ouvir e ser ouvido:
Presencialmente ou on line, a boa comunicação é um desafio que nos acompanha desde o nascimento. Será através de balbucios e gestos que o bebê começará a se comunicar com o mundo. A partir daí, é falando e escutando que as crianças conseguem ampliar seus conhecimentos sobre o mundo. Conforme crescem, as conversas passam a ser mais complexas, explorando não só o que está acontecendo naquele momento, mas também algo que aconteceu ou irá acontecer em suas rotinas. Aos poucos é possívelconversar com elas sobre muitos temas e assuntos, como: a natureza, as brincadeiras, as relações, as histórias que escutam, as fantasias que criam… É importante falar sobre mudanças que ocorrem no corpo, sobre situações específicas que geram sentimentos ou conflitos, como por exemplo, saber esperar a vez de falar, o nascimento de um irmão, etc.
Também importa sempre ouvir o que a criança pensa. Instigue-a a dar sua opinião, faça perguntas sobre um determinado assunto, ou aproveite algo que ela comentou ou expressou para começar uma conversa.
As conversas fazem parte do nosso cotidiano. Os avanços intelectuais e o desenvolvimento do pensamento dependerão do domínio da fala e, bem mais adiante, da escrita. Cada família pode colaborar e muito para potencializar a comunicação com a criança. Aproveita cada oportunidade, respira fundo e se prepara para ouvir seu filho, ajustando a sua fala e vocabulário e enriquecendo sua interação com seu bem mais precioso.
A sua contribuição é fundamental!
Mas o que falar? O que ouvir? Vamos lá…
Até 2 anosNesse momento os pequenos adoram escutar canções. Pouco a pouco, tentam acompanhá-las com gestos, balbucios e palavras. Também adoram ouvir histórias curtas e poemas, ficando bem atentos às falas e frases dos adultos, tentando imitá-los. Conversar com os bebês é bem importante!
Até 4 anosAs crianças nessa fase já falam um número grande de palavras e conseguem se comunicar melhor. Compreendem boa parte do que escutam e contam sobre como foi o seu dia com facilidade, mesmo que precisem da ajuda dos mais velhos. Mostram-se muito curiosas, fazendo perguntas sobre o que observam e sentem em diversos contextos. Também gostam de ouvir e cantar canções e já acompanhampoemas e histórias mais longas, explorando os livros e as ilustrações.
Até 6 anosNessa idade as crianças já dão conta de se expressar melhor, usando mais palavras e frases complexas. É comum vê-las criando teorias e narrativas próprias para explicar o que ouviram, viram ou imaginaram. Também já conseguem acompanhar histórias, peças de teatro e filmes mais longos, envolvendo-se com essas atividades, fazendo perguntas e comentários sobre elas.
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