A brincadeira na Educação Infantil

Blog | A Brincadeira na Ed.Infantil

Você lembra a sua brincadeira favorita? Essa pergunta faz brotar sorrisos, pois as brincadeiras da infância trazem memórias inesquecíveis de muita diversão. E muito mais do que isso! Brincar é uma das principais maneiras da criança aprender a explorar o mundo, ou seja, o ambiente que a cerca, os objetos, a movimentação do corpo; o canto, o desenho e a criação de personagens e histórias sem fim!

A brincadeira promove convívio social, experiências culturais e disciplina. Quando oferecemos objetos e brinquedos as crianças pequenas, estimulamos a curiosidade, a noção de espaço e a criatividade. Brincar é mais importante que o brinquedo. Por isso, usee abuse das caixas, utensílios domésticos e pacotes para que a criança crie possibilidades e transforme objetos em brinquedos e entretenimento. Os bebês, por exemplo, costumam se encantar com bolas de meia coloridas e garrafas pet com objetos dentro, não sendo necessário oferecer sempre brinquedos industrializados.

Os adultos são muito bem vindos ao mundo da fantasia. Algumas das brincadeiras preferidas são: brincar de casinha ou de escola; jogos corporais (danças, futebol, gira-gira); explorar objetos e suas características (organizando cubos, observando bolas, encaixando peças, nomeando objetos da mesma cor) e também brincadeiras com as palavras (poemas, rimas ou parlendas).Brincar favorece muitas aprendizagens e contribui para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Quando a criança interage com outras pessoas (crianças ou adultos) ao longo de uma brincadeira, precisa aprender a cooperar, a dividir tarefas e papéis, a compartilhar um mesmo espaço ou determinados objetos e a respeitar o outro. Também aprende a fazer acordos e a aceitar que nem sempre o que ela deseja será atendido.

Além disso, do ponto de vista físico, ao participar de brincadeiras que envolvam correr, pular, saltar ou se equilibrar, por exemplo, a criança adquire maior conhecimento sobre seu próprio corpo, suas possibilidades e limites e, ainda, aprende sobre autocontrole. Também pode ser estimulada a vencer desafios que estejam de acordo com a sua idade e suas características, como saltar alguns degraus ou enfrentar com mais autonomia um escorregador. Isso contribui para que aprenda sobre superação e sobre a importância de enfrentar obstáculos. Sem falar, é claro, que esse tipo de brincadeira ajuda no combate à obesidade infantil.

Em situações de jogo, a criança lida com outros desafios, tendo que refletir e prever decisões e movimentos dos adversários. Ela também pode aprender a construir estratégias a partir da observação das ações dos demais jogadores, além de compreender e brincar de acordo com as regras estabelecidas. É necessário assegurar que o brincar faça parte da rotina diária das crianças e não apenas dentro de casa, mas em diferentes espaços. É por meio da brincadeira que muitas aprendizagens fundamentais e insubstituíveis para o desenvolvimento ocorrem.

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